Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro para obtenção do Título de Doutora em Educação.
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Greyssy Kelly Araujo de Souza
Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro para obtenção do Título de Doutora em Educação.
RESUMO
SOUZA, Greyssy Kelly Araujo de. Caminhos para o Ensino Superior: Expectativas de estudantes do Ensino Médio em escolas públicas na Bahia e Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2020.
A presente tese analisa as expectativas de futuro construídas por estudantes do ensino médio de escolas públicas sobre o acesso ao Ensino Superior no Brasil. Observamos que, apesar dos avanços no ensino superior, principalmente em relação a abertura, interiorização e inclusão via Política de Ação Afirmativa e dentre outras políticas e programas, a entrada de jovens ainda ocorre aquém das metas do Plano Nacional de Educação 2014-2024. Cenário este no qual o ENEM, juntamente com o SISU, tornou-se a porta de entrada para o acesso a este nível educacional. Buscando compreender o fenômeno, estudos têm apontado que para jovens oriundos de famílias populares aquilo que gostariam de fazer no futuro é limitado pelo o que efetivamente poderão alcançar, levando em consideração o lugar social, econômico e cultural que ocupam. A pesquisa de campo realizada em 2017 se debruçou sobre o olhar de estudantes do 2o e 3o ano do ensino médio em duas escolas públicas estaduais na Bahia e Rio de Janeiro sobre suas expectativas de futuro. Os dados encontrados através da aplicação do questionário survey, nos apresentam que um dos principais desafios para a construção de expectativas relacionadas ao acesso ao mundo universitário ainda é o pouco volume informacional que possuem, ou acumulam, sobre mecanismos e políticas de acesso. Dentre estas, identificamos que as informações sobre o ENEM, o SISU e a Política de Ação Afirmativa são dispersas ou ausentes no discurso dos estudantes, mesmo daqueles que declararam ter como expectativa o prolongamento dos seus estudos e acesso a cursos de graduação. Assim sendo, consideramos que: I) dentre os estudantes com expectativas direcionadas, o aspecto informacional é um fator que opera em relação a baixa quantidade de estratégias empreendidas; II) estudantes com expectativas dependentes demonstraram-se preocupados com as condições financeiras de suas famílias e possuem níveis de desconhecimento acentuados, apesar disso estão dispostos a terem dupla jornada de estudo-trabalho para alcançar seus objetivos; e III) estudantes com expectativas indefinidas são os que mais desconhecem, ainda que relatem o desejo de concluir “apenas o ensino médio” e acreditam ter chances razoáveis de acesso ao ensino superior. Diante disso, conclui-se que na zona rural baiana ou na favela carioca, estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais têm construído expectativas de futuro relacionadas ao acesso a graduação e pós-graduação, mesmo quando apresentam dificuldades informacionais, pouco volume de estratégias para inserção no ensino superior e tendências de inconsistências entre as pretensões, as chances e os projetos de futuro declarados. Por fim, destacamos que a dimensão informacional precisa ser observada em estudos que se interessam em analisar trajetórias construídas por jovens que vislumbram o acesso ao ensino superior como expectativa de futuro.
PALAVRAS-CHAVE: EXPECTATIVAS DE FUTURO. ENSINO MÉDIO. ENSINO SUPERIOR. AÇÃO AFIRMATIVA. CAPITAL INFORMACIONAL.
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