Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como requisito parcial à obtenção do título de Doutora.
por:
por:
Alessandra Pio
Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como requisito parcial à obtenção do título de Doutora.
RESUMO
Este trabalho teve como objetivo geral analisar o percurso escolar de alunos que ingressaram por sorteio, em 2004, no Colégio Pedro II, uma Instituição Federal situada no Rio de Janeiro, acompanhando-os até a conclusão do Ensino Médio, comparando as trajetórias de alunos negros e não negros. Além de discussão teórica sobre trajetórias escolares de estudantes negros, os procedimentos utilizados passaram pela análise de dados do Estudo Longitudinal da Geração Escolar (GERES); pela observação das informações geradas pelo Sistema de Assentamento Acadêmico do Colégio (SIAAC); pelos dados contidos nas observações dos cadernos de campo elaborados por mais de uma década de trabalho no setor pedagógico da instituição; e, por fim, pelo exame das entrevistas com ex-alunos da escola. O que diferencia esta empreitada diante de outras sobre temas semelhantes no campo educacional é seu recorte racial, pois consideramos
cor/raça juntamente com outras variáveis socioeconômicas. As questões que conduziram o trabalho foram: a cor da pele como variável que interfere, ou não, no percurso escolar dos alunos durante a Educação Básica; os fatores socioeconômicos que influenciaram nos diferentes percursos escolares dos alunos da instituição na coorte escolhida; as características institucionais presentes no cotidiano dos alunos negros que interferiram, positivamente ou não, em suas trajetórias educacionais e a percepção dos alunos sobre o processo vivenciado. O trabalho busca conclusões indicando outras possibilidades de
pesquisa que podem auxiliar no combate ao racismo naturalizado nas instituições escolares a ponto de ser invisibilizado para quem não é sua vítima, mas também trazendo estratégias de quem consegue, afinal, enfrentar o desafio de permanecer em ambientes educacionais de excelência e sair com um certificado nas mãos.
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES RACIAIS; TRAJETÓRIAS ESCOLARES; AVALIAÇÃO ESCOLAR; EDUCAÇÃO BÁSICA
Veja também