Acesso e permanência no contexto pandemia de Covid-19: Uma análise a partir da faculdade de educação da universidade federal do Rio de Janeiro – FE/UFRJ

por:

Rosana Rodrigues Heringer
Bruna Dias Crespo
Letícia Oliveira Souza

RESUMO

A pandemia de COVID-19 impôs desafios inéditos à educação, colocando o ensino remoto em evidência. Percebe-se que uma estrutura inclusiva e eficaz de ensino remoto depende, também, de viabilizar o apoio aos estudantes em situação de maior vulnerabilidade. Nosso objetivo é analisar as respostasinstitucionais dadas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ao longo de 2020, especificamente nas iniciativas tomadas pela Faculdade de Educação (FE/UFRJ). Para isso, discutiremos sobre as ações iniciais, a adoção do Período Letivo Excepcional (PLE) entre agosto e novembro de 2020, e os programas de assistência estudantil desenvolvidos de forma emergencial. Metodologicamente, a partir de um questionário aos estudantes de licenciaturas, analisamos os resultados obtidos sobre: i) identificação as propostas voltadas para o acesso e permanência no contexto pandêmico; ii) avaliação as ações realizadas em 2020. Também, realizamos uma análise bibliográfica relacionada às normas do MEC, dos governos estadual e municipal referentes à educação na pandemia e às ações centrais desenvolvidas pela UFRJ. Arruda (2020) e Vargas e Heringer (2017) ancoram teoricamente este trabalho. Concluímos que as medidas implementadas geram reflexões sobre desafios futuros neste campo, o que corrobora para a importância do acompanhamento acadêmico ao discente.

PALAVRAS-CHAVE:
Permanência Estudantil; COVID-19; Ensino Remoto; Faculdade de Educação; UFRJ.