Resumo
O artigo revisita reflexões feitas em artigo publicado pela autora em 2005, com o título “Um balanço das políticas de ação afirmativa no Brasil: 1995-2005”, dentro do dossiê sobre o tema: “Cotas: um debate inconcluso”, da revista Advir, e se propõe a atualizar algumas questões do debate, traçando um breve percurso histórico entre 2005 e 2022. Nesse percurso, aponta em primeiro lugar os avanços na adoção das políticas de acesso ao ensino superior federal no período 2005-2012, combinadas com políticas de expansão do ensino superior possibilitadas pela ampliação de investimentos públicos. Em seguida, analisa os principais resultados e desafios da implementação da Lei de Cotas nas universidades federais entre 2012 e 2022, a partir de dados de recente pesquisa realizada sobre o tema. Por fim, traz reflexões sobre o futuro das políticas de ação afirmativa no ensino superior brasileiro, levando em conta a necessidade de expansão e aperfeiçoamento dessas políticas, de fortalecimento das ações de permanên- cia dos estudantes e a importância de transformações institucionais que possibilitem enfrentar o racismo estrutural ainda presente nas universidades.
Palavras-chave: Ação afirmativa; Ensino superior; Universidade federal; Cotas raciais; Brasil.