O projeto de pesquisa inicial intitulado Acesso e Permanência no Ensino Superior: Perfil dos ingressantes e Políticas estudantis de cursos selecionados da UFRJ
aprovado no processo seletivo PIBIC 2018, pretendia levantar dados junto à Pró-Reitoria de Graduação (PR-1/UFRJ) sobre o perfil dos ingressantes de cursos selecionados da UFRJ, para compreender mais detalhadamente os impactos das mudanças recentes no ensino superior sobre acesso, permanência e desempenho dos estudantes, principalmente aqueles oriundos de escola pública e pertencentes a grupos discriminados. A partir dessa análise, iríamos recolher informações destes cursos sobre os solicitantes de auxílios financeiros junto à Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PR-7/UFRJ). Contudo, com a nova Política de Assistência Estudantil da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (Resolução No2/2019),
o desenho de pesquisa perdeu sua relevância e aplicabilidade dado o contexto, sendo redirecionado para atender a novas demandas. Dessa forma, este trabalho apresenta os resultados de uma extensa e apurada revisão bibliográfica dos recentes estudos sobre permanência estudantil no Ensino Superior público brasileiro e também traz elementos e reflexões sobre a experiência de intercâmbio da autora na Wayne State University/EUA como bolsista de graduação sanduíche financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pelo Programa Abdias do Nascimento.
Palavras-chave: Ensino Superior. Permanência Estudantil. Intercâmbio. Ensino Superior americano. Políticas Estudantis. Assistência Estudantil