Permanência Estudantil no Ensino Superior: Desafios e perspectivas do apoio pedagógico na Faculdade de Educação/UFRJ

por:

Bruna Dias Crespo

Monografia apresentada ao curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciada em Pedagogia.

RESUMO

CRESPO, Bruna Dias. Permanência estudantil no Ensino Superior: Desafios e perspectivas do apoio pedagógico na Faculdade de Educação/UFRJ. Monografia (Licenciatura em
Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, p.65, 2021.

O objetivo geral deste trabalho é analisar a experiência do Programa de Monitoria de Apoio Pedagógico (PMAP) da Faculdade de Educação/UFRJ trazendo reflexões sobre a importância do apoio pedagógico para a permanência estudantil. Para atingir esse objetivo, foram utilizados como metodologia a revisão bibliográfica, análise de dados secundários fornecidos pela Divisão de Registro de Estudantes (DRE) da Pró-Reitoria de Graduação (PR-1) e de documentos fornecidos pelo PMAP- FE/UFRJ. O trabalho aborda as principais transformações ocorridas no ensino superior brasileiro nas últimas duas décadas, desde o aumento de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) à ampliação do número de ingressantes de origem popular nos cursos de graduação após a Lei 12.711/2012. Diversas pesquisas nos mostram que houve uma expansão no ensino superior brasileiro tanto no número de instituições como na ampliação de vagas (HERINGER, 2015; KLITZKE, 2018; VARGAS & HERINGER, 2016, 2017; HONORATO, 2015; OLIVEIRA, 2019). Essa expansão aliada as políticas públicas que visam a democratização do acesso às instituições de ensino superior contribuíram para o aumento de ingressantes com um “novo perfil”. Observa que o auxílio financeiro por si só não garante a permanência, uma
vez que esta possui uma multidimensionalidade (VARGAS & HERINGER, 2017), sendo as dificuldades econômicas apenas uma delas. Algumas universidades passam a desenvolver programas voltados para o apoio pedagógico e acompanhamento acadêmico aos alunos, com o objetivo de contribuir para a redução das dificuldades vivenciadas na inserção plena na vida universitária. Neste trabalho foi descrita e analisada a experiência da Monitoria de Apoio Pedagógico desenvolvida na Faculdade de Educação da UFRJ, apontando seus principais resultados na perspectiva de diferentes atores envolvidos. O trabalho busca contribuir para os debates de políticas institucionais de permanência estudantil no ensino superior a partir do estudo de caso da Faculdade de Educação da UFRJ, focalizando nas ações de apoio pedagógico.

Palavras-chave: Ensino Superior; Permanência estudantil; UFRJ; Apoio pedagógico; Faculdade de Educação.