Monografia de conclusão de curso apresentada à Faculdade de Educação, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio deJaneiro, como parte dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciatura em Pedagogia.
por:
por:
Saulo Augusto Pereira Santana
Monografia de conclusão de curso apresentada à Faculdade de Educação, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio deJaneiro, como parte dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciatura em Pedagogia.
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo apresentar a trajetória dos estudantes de origem popular esua permanência nas instituições de ensino superior e como esses estudantes encontrame buscam recursos, sejam financeiros, sejam pelo apoio pedagógico para decifrar os “novos códigos” (Coulon, 2008) que são apresentados na graduação e que muitas vezes dificultam a vida acadêmica destes estudantes. O tema deste trabalho surge também poreu ser um estudante de origem popular e sobre minha trajetória até a universidade e peloperíodo que estive no
Programa de Educação Tutorial (PET) durante a graduação de Pedagogia na UFRJ. A importância de estudar essa temática está ligada ao processo de democratização do ensino, minimização das desigualdades sociais e na transformação do ensino superior, buscando assim um novo tipo de intelectual (Magalhães, 2013) por parte dos estudantes, através das políticas públicas, ações afirmativas e das leis destinadas a esse assunto. O perfil dos estudantes são os que trabalham para ajudar nas despesas domésticas, prestam pré-vestibular comunitário/popular e realizam a prova mais de uma vez até o sucesso da aprovação. A metodologia usada neste trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa, com pesquisa bibliográfica realizada, no site da ANPED e no site da SCIELO, com as palavras-chave tais como: “permanência no ensino superior”, “origem popular”, “ensino superior” e “políticas de permanência”, relacionadas ao tema, para obter aporte teórico. E um questionário com 10 perguntas sobre como o (a) estudante se identifica e como foi o acesso e permanência no ensino superior. Serão apresentados argumentos para responder as três perguntas em questão: “Como fazem para permanecer?”, “Quais são os recursos?” e “Como fazem para custear transporte, alimentação e material?”. O foco do trabalho são os estudantes de origem popular que ingressaram nos cursos de graduação em universidades públicas brasileiras, articulando com o conceito de afiliação e o apoio da universidade para os estudantes.
Palavras-chave: Permanência ensino superior; origem popular; ensino superior e políticas de permanência.
Veja também