Trabalho apresentado à Universidade Federal do Rio de Janeiro como requisito para obtenção do título de Licenciada em Letras: Português/Espanhol.
por:
por:
Ana Carolina Costa de Oliveira
Trabalho apresentado à Universidade Federal do Rio de Janeiro como requisito para obtenção do título de Licenciada em Letras: Português/Espanhol.
RESUMO
OLIVEIRA, Ana Carolina Costa. 10 anos da Lei de Cotas: Debates no Twitter a respeito da revisão da lei 12.711/2012. Rio de Janeiro, 2023. Monografia (Graduação em Letras) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras.
A década de 1990, período de redemocratização brasileira, foi marcada pelo grande fluxo educacional de concluintes do ensino básico e expansão do Ensino Superior privado. Tal crescimento, contudo, não abarcava a população pobre e negra ressaltando a desigualdade educacional presente neste país, o que se tornou ponto de discussão entre os militantes da educação e do movimento negro (Heringer, 2023a). Duas décadas depois, a aprovação da lei 12.711/2012 foi um importante mecanismo para a reparação histórica devida pelo Estado (Santos, 2020), tendo em vista que abriu portas para a ampliação do acesso de pretos, pardos e estudantes de escola pública de todo país ao Ensino Superior público. Após dez anos, novas demandas relacionadas à Lei de Cotas emergiram e a discussão ganhou um novo ambiente: a internet. Este trabalho tem como objetivo analisar os principais temas envolvidos na reformulação da lei de cotas como: a permanência das cotas no contexto atual, a inserção de comunidades quilombolas e o novo recorte socioeconômico para os beneficiários das cotas. Esta pesquisa tem como cenário o Twitter (atualmente nomeado como “X”), tomado como expressão de uma esfera pública de debate (Medeiros, 2013). Realizou-se uma análise qualitativa e quantitativa dos tweets de agosto de 2023, período que antecedeu a reformulação da lei e, através dela, foi analisado como os usuários reagiram quanto às principais mudanças desta legislação.
Palavras-chave: Lei de Cotas; Educação; Universidade; Políticas Públicas; Twitter.
Veja também