Permanência estudantil no ensino superior público brasileiro: reflexões a partir de dez anos de pesquisas

por:

Rosana Heringer

RESUMO

O texto faz um breve histórico da expansão do ensino superior público brasileiro e das políticas de assistência e permanência estudantil adotadas na última década nas
universidades federais. Também traz alguns achados e aprendizados sobre a permanência estudantil a partir de pesquisas realizadas no período, várias delas produzidas
por pesquisadores do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (LEPES), da UFRJ. O texto aponta que houve muitos avanços na compreensão destas políticas, ressaltando o conhecimento sobre as diferentes dimensões envolvidas na permanência, não selimitando ao apoio financeiro. Aponta também que ainda é necessário aprofundar o conhecimento sobre ações específicas, demandas dos estudantes, o papel dos coletivos estudantis na permanência e temas emergentes tais como saúde mental, enfrentamento do racismo institucional, combinação de diferentes ações e articulação entre permanência estudantil e a trajetória de estudantes cotistas.

PALAVRAS-CHAVE: Permanência Estudantil. Universidade Pública. Brasil. Assistência Estudantil.