Educação especial na pandemia: Estratégias e desafios no ensino fundamental

por:

Adriana Pagaime
Kate Mamhy Oliveira Kumada
Silvana Lucena dos Santos Drago
Rosângela Gavioli Prieto
Douglas Christian Ferrari de Melo
Amélia Artes

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar estratégias e desafios identificados no início da pandemia de covid-19 para a escolarização do público-alvo da educação especial, com foco na percepção de docentes do ensino fundamental das redes públicas. Os dados foram gerados a partir das respostas de 937 docentes de todo o Brasil a um questionário on-line, divulgado em plataforma acessível e traduzido em Libras. Dentre os resultados, observou-se que, apesar do investimento no fomento de tecnologias digitais antes da pandemia, o ensino remoto foi, predominantemente, conduzido pelo uso de material impresso, sendo o trabalho com esse alunado a distância apontado como o maior desafio. Espera-se com este estudo contribuir para o mapeamento das implicações do ensino remoto para a educação especial.

INCLUSÃO ESCOLAR • PANDEMIA • ACESSIBILIDADE