Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
por:
por:
Suélen Gonçalves Paixão da Silva
Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
RESUMO
Esta dissertação teve como objetivo geral investigar o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de
Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) a partir de estudo de caso sobre o PROEJA-IFBA / Campus Santo Amaro. A pesquisa foi realizada a partir da percepção docente, através do estudo dos documentos oficiais e entrevistas realizadas com os professores atuantes no programa, nesta unidade. Estruturado em três capítulos, o texto traz, inicialmente, uma reflexão e análise sobre as políticas públicas para a juventude popular relacionada ao campo educacional e com foco no ensino médio profissional. O segundo capitulo é dedicado a um breve histórico da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, além de abordar a origem do Instituto Federal de Educação da Bahia e do campus Santo Amaro, onde foi realizada a pesquisa. No terceiro capítulo tratou-se de analisar o curso técnico de segurança do trabalho do IFBA campus Santo Amaro, a partir da percepção docente sobre a política pública, a prática docente e os entraves e desafios para efetivação do programa. A análise de dados levou à constatação de que um dos entraves da qualidade da educação ofertada aos jovens e adultos é a perspectiva docente da perda de prestígio do IFBA, a partir da implantação deste curso, por tratar-se de uma politica destinada a camadas populares. Por outro lado, os docentes avaliam o PROEJA como uma política em potencial, que necessita de ajustes no que tange a sua efetivação administrativa, pedagógica e metodológica.
Palavras-chave: Políticas Públicas; PROEJA; Percepção Docente; IFBA; Educação Profissional.
Veja também