Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro para a obtenção do título de Mestre em Educação.
por:
por:
Michelle Moreira da Silva
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro para a obtenção do título de Mestre em Educação.
RESUMO
SILVA, Michelle Moreira da. O evento Conhecendo a UFRJ e sua contribuição para ampliação do acesso à universidade pública. Rio de Janeiro, 2021.Dissertação
(Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Esta dissertação realizou uma análise do evento Conhecendo a UFRJ, tendo como objetivo geral investigar em que medida esta ação contribuiu para a ampliação do acesso à universidade pública. Criado em 2004 e coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, o evento possui como público-alvo estudantes do terceiro ano do ensino médio, sobretudo de escolas públicas, aos quais são reservadas 60% das vagas durante as inscrições. A programação do evento consiste em palestras, oficinas, visitas guiadas etc., que buscam apresentar os cursos e atividades acadêmicas desenvolvidas na UFRJ, suas possibilidades de acesso e permanência, tendo como objetivo orientar os jovens na escolha da trajetória a ser seguida na educação superior. A cada edição, realizada anualmente, o evento recebe centenas de instituições de ensino e milhares de estudantes de diversos municípios do estado do Rio de Janeiro, envolvendo também amplamente a comunidade acadêmica em sua organização. O evento surge num contexto emergente de intensificação da expansão do ensino superior empreendido pelo Governo Federal nos anos 2000. Tal expansão teve como um dos objetivos promover uma maior democratização do acesso ao ensino superior, através da inclusão de grupos sociais até então majoritariamente excluídos deste nível de ensino. Tivemos como uma das hipóteses desta pesquisa que a criação do evento possui relação com este cenário. Pelo conhecimento informal, no âmbito da Pró-Reitoria de Extensão, de relatos positivos de professores e estudantes visitantes de escolas públicas sobre a influência do evento nas perspectivas de ingresso na universidade construímos a hipótese de que o evento contribuiu para a ampliação do acesso ao ensino superior para os jovens que têm a oportunidade de participar desta ação. O termo democratização também permeia o discurso institucional do evento, o que nos suscitou aprofundar a reflexão sobre este termo no campo da Sociologia da Educação. Nossa metodologia seguiu duas dimensões de
análise: 01) dimensão institucional, com o objetivo de analisar se a criação do evento possuía relação com o panorama nacional de políticas públicas voltadas para expansão e democratização do ensino superior; 02) dimensão dos ingressantes, tendo como base o ingresso no primeiro período letivo de 2020, com o objetivo analisar o perfil dos ingressantes da UFRJ que participaram do evento como visitantes com suas escolas/ cursos preparatórios, em comparação aos ingressantes que não participaram. Nossas análises da dimensão institucional, realizada através de documentos institucionais e entrevistas, confirmaram nossa primeira hipótese. A análise da dimensão dos ingressantes não demonstrou diferença no perfil dos estudantes que participaram do evento em relação aos não participantes, possuindo, de forma geral, características de um perfil mais tradicional de estudante, ainda que com características mais inclusivas. Neste sentido, consideramos que o evento possui limitações para a contribuição na ampliação do acesso, promovendo uma democratização de informações sobre o ambiente universitário, e não do ingresso.
Palavras-chave: Ensino superior. Democratização do acesso. Conhecendo a UFRJ. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Veja também