Assistência estudantil na UFRJ e as políticas de permanência no ensino superior

por:

Arlene Maria Zimba dos Santos

Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFRJ, como requisito parcial para obtenção do título de mestre em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

RESUMO

A dissertação aborda o contexto e os desafios enfrentados pela educação superior no Brasil, destacando a evolução das políticas de assistência estudantil na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e seu impacto na permanência dos alunos. A pesquisa, baseada na experiência profissional da autora como pedagoga na UFRJ, foca na temática da permanência estudantil, especialmente no contexto da assistência estudantil, na tentativa de ampliar o conceito para além do aspecto assistencial, considerando outras dimensões como sociabilidade e aspectos subjetivos. Autores como Vincent Tinto e Alain Coulon são referenciados por suas contribuições ao tema. Destaca-se a importância das políticas de assistência estudantil na permanência, porém, ressaltando sua insuficiência isoladamente. O trabalho visa analisar as contribuições dos auxílios financeiros na permanência e conclusão do curso na UFRJ, contextualizando sua implementação e as mudanças no acesso, contextualizando com as políticas de democratização do acesso ao ensino superior, como o (REUNI), ENEM, SISU, Lei de Cotas e PNAES. A pesquisa se concentra na análise de implementação do PNAES na UFRJ tendo como base os dados dos estudantes atendidos pelo Programa de Auxílios Financeiros da UFRJ entre 2012 e 2018, com recorte na modalidade: bolsa auxílio, considerando aspectos como perfil socioeconômico, modalidade de ingresso e desempenho acadêmico entre outros. A metodologia baseia-se na análise descritiva do desempenho acadêmico dos estudantes. O objetivo é investigar como esse auxílio contribui para a permanência e conclusão dos estudantes da UFRJ. O estudo contextualiza as mudanças na estrutura da assistência estudantil na UFRJ ao longo do período analisado e apresenta resultados sobre relação entre o recebimento do auxílio e a conclusão do curso.

Palavras chaves: ensino superior, assistência estudantil, permanência estudantil, auxílio financeiro

Veja também