Percepções docentes sobre educação das relações raciais na educação infantil

por:

Caroline de Souza do Nascimento

Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro,como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Educação.

RESUMO

NASCIMENTO, Caroline de Souza do. Percepções docentes sobre educação das relações raciais na educação infantil. Rio de Janeiro, 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2020.

A pesquisa buscou identificar quais são as percepções de professoras da educação infantil atuantes em uma escola na rede municipal do município de Niterói, sobre educação das relações raciais. Entre outras atividades buscamos: analisar as percepções e experiências docentes no que diz respeito ao racismo e à educação das relações raciais na escola no âmbito da educação infantil; identificar as percepções das professoras sobre relações raciais e atuação docente frente à criança negra e a questão racial na escola; verificar quais conhecimentos as professoras têm sobre os documentos legais, no que diz respeito a educação das relações raciais, a partir das alterações feitas na Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, disposta no Artigo 26-A; identificar quais os principais desafios postos para a implementação de uma educação que promova igualdade racial na educação infantil. A pesquisa foi realizada através de: a) caderno de planejamento que se transformou num caderno de campo, a partir das conversas que aconteceram com as professoras e que ocasionaram no desejo de concentrar naquele campo a pesquisa; b) realização de entrevistas semiestruturadas com as professoras que apresentaram perspectivas antirracistas, além dos relatos escritos das entrevistadas e conversas informais que ocorreram durante o processo de escrita e que eram registradas no caderno de campo. O referencial teórico partiu das seguintes abordagens: 1) breve debate sobre a persistência do racismo e os desafios para a educação das relações raciais, a partir de Hasenbalg, 1979; Guimarães, 1999; Munanga, 2015; Quijano, 2005, Grosfoguel, 2016; 2) panorama sobre a Educação infantil e a questão racial, através das contribuições de Cavalleiro, 2000; Abramowicz e Oliveira, 2012; Bento, 2002; Rosemberg, 1999; Dias, 2007; 3) levantamento sobre a implementação da lei no. 10.639/03 para a educação das relações raciais, trazendo alguns registros a partir da década de 1995 até o momento da lei constar no Artigo 26-A, na Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, caminhando até os dias atuais em que novas configurações do Movimento Negro surgem, com base nos documentos legais Brasil, 2006, 2013, além de Gomes, 2005; Nascimento, 2012; Silva, 2003. A análise de dados levou em conta também a reflexão sobre saberes e condição do trabalho docente (Nóvoa, 2009; Shiroma e Evangelista 2015; Monteiro, 2001), o significado de ser professora na educação infantil e a importância de uma prática democrática (Freire, 1997; hooks, 2013; Moss, 2009). Os dados foram analisados através da abordagem de análise de conteúdo (Bardin, 1977). Os resultados revelaram importantes aprendizados e desafios colocados para a efetivação de uma educação antirracista.

PALAVRAS-CHAVE:
RELAÇÕES RACIAIS, PERCEPÇÕES DOCENTES, LEI 10.639/2003, EDUCAÇÃO INFANTIL.

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