Permanência, evasão e mobilidade na trajetória acadêmica de ex-alunos do Campus XII da Uneb

por:

José Aparecido Alves Pereira
Rosana Rodrigues Heringer

Resumo

O objetivo deste estudo é levantar o índice de evasão e mobilidade de ex-alu- nos de graduação, assim como identificar fatores que contribuíram para que esse segmento abandonasse os cursos de graduação em Pedagogia, Educação Física, Enfermagem e Administração do Campus XII da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), localizado na cidade de Guanambi, integrante do Território de Identidade Sertão Produtivo, no período de 2005 a 2018. Este artigo é um recorte da tese de doutorado defendida na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2021. Trata-se de uma abordagem quali-quantitativa, sendo a amostra composta por 43 ex-alunos que abandonaram os cursos citados devido à evasão e à mobilidade. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário com questões abertas e fechadas respondidas por meio da plataforma Google Forms, e analisadas a partir de estatísticas descritivas. A pesquisa observou que a mobilidade e a evasão universitária relacionam-se com fatores econômicos, acadêmicos, pessoais e sociais semelhantes para a ocorrência do abandono ou da mudança do curso. São aspectos motivados pela difícil conciliação entre estudo, trabalho e finanças. O exercício profissional, a dificuldade financeira e a distância geográfica tiveram maior peso na decisão dos entrevistados de abandonar seus respectivos cursos. No campo acadêmico, a intensidade das greves docentes influenciou a mobilidade dos alunos, enquanto, o contexto pessoal, como questões familiares e de saúde, contribuiu para o abandono dos cursos, impactando principalmente as mulheres.

Palavras-chave: ensino superior; evasão; mobilidade; Uneb.