RESUMO
PESSÔA, Thayane Sueli Santos. Permanência no Ensino Superior: dificuldades enfrentadas pelas alunas cotistas ingressantes em 2018.2 do curso de Pedagogia (Noturno) da UFRJ.
Monografia (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
O tema deste trabalho é a permanência estudantil no ensino superior. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso, tendo como sujeitos as estudantes cotistas que ingressaram em 2018.2 no curso de pedagogia (Noturno) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Estudos nos mostram que o capital cultural (Bourdieu, 2007) é importante para que os estudantes tenham uma trajetória escolar longa, mas apenas ele não define o destino escolar dos alunos. Em muitos casos, estudantes oriundos da classe popular, com baixo capital econômico e cultural conseguem ter acesso ao ensino superior e também criar estratégias para permanecer nele (Lahire, 1997; Silva, 2011), apesar das dificuldades. O objetivo principal do presente trabalho foi identificar quais são as principais dificuldades que as alunas cotistas ingressantes em 2018.2 enfrentaram para permanecer no curso de pedagogia (Noturno) da UFRJ. Para atingir esse objetivo, foi utilizada como técnica de coleta de dados um questionário com perguntas abertas e fechadas por meio do Google Forms e análise documental sobre a política de assistência estudantil da UFRJ. A partir das respostas das estudantes, confirmou-se em parte a hipótese inicial deste trabalho, já que as dificuldades estão relacionadas ao baixo capital econômico, cultural e simbólico, mas, ao mesmo tempo, vão além desses aspectos, incluindo outras dificuldades para as estudantes permanecerem na UFRJ, como problemas de saúde mental e dificuldade em conciliar o trabalho com as demandas acadêmicas. Apesar das dificuldades, a maioria das estudantes estava com a matrícula ativa, traçou estratégias para permanecer na universidade e eventualmente iriam concluir o curso, mesmo que depois do prazo normal de integralização. Além disso, constatou-se que a política de assistência estudantil não é suficiente para garantir a permanência das estudantes em vários aspectos. Portanto, o trabalho contribuiu para explicar a relação entre capital cultural e a trajetória escolar, identificou os programas, serviços e auxílios da UFRJ voltados para a permanência, apontou as principais dificuldades de permanência das alunas e suas estratégias, além de recomendações das estudantes para aprimorar a política de permanência e assistência da instituição.
Palavras-chave: Ensino Superior; Permanência; Cotistas; Pedagogia; UFRJ.