Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como requisito à obtenção do título de Mestre em Educação.
por:
por:
Willian Alves de Laethe
Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como requisito à obtenção do título de Mestre em Educação.
RESUMO
Esta dissertação investiga a contribuição da reserva de vagas no Programa de Educação Tutorial – Inclusão e Oportunidades Acadêmicas na Vida de Alunos de Origem Popular (PET-Inclusão) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) sobre a permanência e o desenvolvimento acadêmico de estudantes cotistas. A pesquisa, com abordagem qualitativa e metodologia de pesquisa participante, utilizou técnicas de coleta de dados como observação participante e entrevistas. O foco foi compreender as experiências dos integrantes do grupo, incluindo estudantes e professores do programa, destacando a importância de captar as atividades desenvolvidas, bem como suas perspectivas e vivências específicas. O estudo tem como objetivo geral identificar como a reserva de vagas no PET-Inclusão contribui para o desenvolvimento acadêmico e a permanência dos estudantes cotistas. Entre os objetivos específicos, buscou-se contextualizar a ampliação e democratização do ensino superior, descrever ações de assistência estudantil na UFRRJ e analisar as percepções dos estudantes cotistas no programa. Os resultados demonstram que a reserva de vagas no PET-Inclusão representa uma política eficaz de ação afirmativa interna na UFRRJ, ao aliar apoio financeiro ao desenvolvimento acadêmico, fortalecendo a trajetória dos estudantes de origem popular. A dissertação confirma a hipótese inicial e conclui que a reserva de vagas contribui significativamente para a permanência e o sucesso dos estudantes cotistas. Ainda sugere que a pesquisa participante utilizada oferece uma base sólida para estudos futuros.Entretanto, aponta limitações encontradas, como a falta de dados quantitativos e uma análise incompleta dos programas de assistência estudantil da Universidade, devido a restrições de tempo. Finaliza demostrando interesse em expandir a investigação em uma próxima fase, para aprofundar a análise e explorar outros aspectos relacionados à permanência acadêmica.
Palavras-chave: Reserva de vagas. PET-Inclusão. Permanência estudantil. Ação afirmativa. UFRRJ.
Veja também