Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Educação.
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Mayara de Oliveira Souza
Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Educação.
RESUMO
SOUZA, Mayara de Oliveira. RELAÇÕES DE GÊNERO NA CARREIRA ACADÊMICA: LIMITES AO INGRESSO, AVANÇO E CONSOLIDAÇÃO DA CARREIRA CIENTÍFICA DAS MULHERES NO BRASIL. Rio de Janeiro, 2019.
Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2019.
Esta pesquisa de dissertação localiza-se no âmbito das discussões sobre a ampliação das oportunidades educacionais no ensino superior e da permanência de desigualdades relacionadas ao gênero no contexto da pós-graduação. Embora as mulheres, atualmente, sejam maioria em todos os níveis educacionais, as desigualdades de gênero por elas enfrentadas permanecem e se reproduzem em todos os espaços, fazendo com que as estudantes e profissionais se distribuam nas instituições de ensino superior seguindo uma lógica hierárquica entre os cursos de graduação e pós-graduação, perpetuando a conformação das mulheres em carreiras tipicamente femininas, em grande maioria, ligadas ao bem-estar e ao cuidado, conferindo-lhes menores rendimentos financeiros e reconhecimento social. Deste modo, o objetivo geral desta pesquisa consiste em apresentar uma discussão atualizada sobre as relações de gênero no contexto acadêmico brasileiro, analisando os encadeamentos relativos à presença das mulheres em carreiras acadêmicas. Para isso, buscamos mapear literatura recente sobre a presença de mulheres na pós-graduação no Brasil e identificar, a partir desta literatura, os principais fatores limitadores do ingresso, avanço e consolidação da carreira científica para as mulheres, além de apresentar medidas das agendas das políticas de gênero em relação à educação e trabalho. É fato que as múltiplas faces das desigualdades de gênero atravessam as trajetórias acadêmicas e profissionais. Nesse sentido, continuamos em busca de respostas para uma importante questão: “De que modo a academia como espaço de formação e atuação profissional pode contribuir para a superação ou reprodução as desigualdades de gênero?”
Palavras-chave: gênero, carreira acadêmica, ensino superior, teto de vidro, uso do tempo, pós- graduação.
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