#Ocupamendes: Uma análise do perfil dos estudantes do movimento de ocupação do colégio estadual Prefeito Mendes de Morais

por:

Gabriela Alves dos Santos

Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro,como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Educação.

RESUMO

SANTOS, Gabriela Alves. #OCUPAMENDES: UMA ANÁLISE DO PERFIL DOS ESTUDANTES DO MOVIMENTO DE OCUPAÇÃO NO COLÉGIO ESTADUAL
PREFEITO MENDES DE MORAES. Rio de Janeiro, 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

A juventude, de forma geral, muitas vezes é tida como um grupo homogêneo e estereotipado, no entanto, a realidade juvenil possui múltiplas dimensões estabelecendo assim o que chamamos de condição juvenil, sobretudo no que tange às relações entre os jovens e a escola e os jovens e movimentos sociais, políticos, culturais, demonstrando que há vários modos de ser jovem. O período que é considerado, atualmente, como a fase da juventude, é compreendido entre 15 e 29 anos completos a partir de 2010 com a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional n. 65, que ficou conhecida como a PEC da Juventude. Esses jovens, em relação à Educação Básica, devem fazer parte do nível médio de ensino e do nível superior.
Neste trabalho, analisamos a parcela da juventude que se encontra no Ensino Médio do Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes, localizado na Ilha do Governador, zona norte do Rio de Janeiro, diante do fenômeno ocorrido no ano de 2016, intitulado de Ocupações. O movimento se posicionava contra a Proposta de Emenda Constitucional que dizia respeito ao orçamento da União destinado à educação e à saúde, como também à Medida Provisória de Reforma do Ensino Médio. Este fenômeno traz para o diálogo assuntos que abordam a questão da participação dos jovens na sociedade contemporânea e suas formas de participação. Os jovens trouxeram para o movimento novas formas de viver, pensar em um novo formato de luta social.
Utilizaram o corpo como forma de protesto e resistência, quando assumem o comando das atividades das instituições de ensino, invertendo toda a lógica hegemônica da estrutura escolar.
Em um mundo globalizado, faz-se necessário pensar em como se estabeleceram as estratégias utilizadas pelos alunos nesse movimento, de tal modo que o movimento ganha maior dimensão através das redes de articulação e de comunicação, especialmente, pelo potencial da internet como ferramenta para disseminação de conteúdos informacionais de caráter político e social.
Desse modo, o objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar, através da aplicação de um questionário, o perfil e as percepções dos estudantes que, em 2018, estavam no terceiro ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes, a partir do movimento de ocupação ocorrido na escola no ano de 2016, em que a maioria destes mesmos alunos se encontrava no primeiro ano dessa etapa de escolarização, com base em concepções teóricas produzidas principalmente na perspectiva da Sociologia da Educação.

Palavras-chave: Juventude(s). Ensino Médio. Participação juvenil. Redes. Ocupações.