Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como parte dos requisitos necessários à obtenção do grau de licenciatura em Pedagogia.
por:
por:
Nathália Pereira dos Santos Cotrim
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como parte dos requisitos necessários à obtenção do grau de licenciatura em Pedagogia.
RESUMO
COTRIM, Nathália P. S. NARRATIVAS SOBRE MANOBRAS E MALABARISMOS DE ESTUDANTES COTISTAS NA GRADUAÇÃO DE PEDAGOGIA NA UFRJ. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
A arte circense do malabarismo caracteriza-se pela habilidade de manipulação, arremesso e equilíbrio de determinado objeto (Santos, 2012, p. 14). Assim como nos espetáculos e apresentações de rua, nós, estudantes cotistas do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, simbolicamente, dominamos a arte do malabarismo ao estar constantemente tentando conciliar as demandas acadêmicas com demandas sociais, financeiras e psicológicas.
Apesar do avanço das políticas de assistência estudantil que buscam contribuir para a permanência e conclusão do ensino superior de pessoas oriundas de grupos étnicos e socioeconômicos comumente minorizados, a universidade ainda não consegue atender todas as demandas dessas/es estudantes (Houri, 2018) e permitir de forma integral “[…] ao estudante ter uma ampla vivência acadêmica e sucesso em seu processo de afiliação” (Oliveira; Magalhães, 2018, p. 191). Dessa forma, nós, estudantes, precisamos encontrar caminhos para equilibrar todas as responsabilidades e necessidades a fim de permanecer na graduação.
Compreendendo a existência de diversos trabalhos acadêmicos que já pesquisam sobre a temática. Intento nesta pesquisa abordar a questão a partir de outra ótica: através das narrativas compartilhadas comigo, daqueles e daquelas que estão imersos nos cotidianos dessa universidade como estudantes cotistas. Assim, por meio do referencial teórico e metodológico da pesquisa narrativa (Reis, 2023), busco conhecer e compreender as experiências e vivências da e na UFRJ e as manobras encontradas para dar conta, por meio do que tenho pensado como malabarismo pedagógico de demandas, pensando a permanência no curso de graduação; além de buscar compreender a importância desses e dessas estudantes para o curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Palavras-chave: pesquisa narrativa; formação docente; assistência estudantil.
Veja também