Monografia apresentada à Faculdade de Educação da UFRJ como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciada em Pedagogia.
por:
por:
Larissa Santos Brito
Monografia apresentada à Faculdade de Educação da UFRJ como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciada em Pedagogia.
RESUMO
BRITO, Larissa. O Insinuar do Blues nas Dimensões da Permanência Universitária: Uma Análise de Estudantes do curso de Pedagogia na UFRJ. Rio de Janeiro, 2023. Monografia. (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a permanência universitária de estudantes do curso de pedagogia da UFRJ, oriundos de camadas populares. As recentes pesquisas que buscam pensar a permanência têm como foco de análise uma diversidade de fatores que comprometem a permanência. As dificuldades enfrentadas pelos estudantes vão desde as financeiras, passando pela mobilidade urbana, pela conciliação entre trabalho, estudo, tarefas domésticas e cuidados com a família, chegando àquelas relacionadas à pouca participação na vida universitária (para além das aulas), às dificuldades de adaptação à “autonomia” concedida pelos professores (num espaço de pouca “tutela”) e, finalmente, às dificuldades para lidar com o “trabalho acadêmico” (Honorato; Heringer, 2015). A dimensão material que ganha foco central nas pesquisas nos últimos anos é de grande relevância e pode nos ajudar a compreender melhor a dimensão que não é dada e não é vista. Ainda que a dimensão material seja de extrema importância para a permanência, o processo também precisa de um olhar, pois pode produzir no sujeito um sentimento de estranhamento e/ ou incapacidade pela falta de domínio instrumental para a participação na vida universitária já na chegada. A análise proposta aqui busca olhar para o mundo novo, o mundo universitário, após a inserção nesse espaço. O trabalho teve como objetivo contribuir para pensar a permanência universitária em uma dimensão do processo, da vivência, refletindo situações cotidianas individuais e coletivas, onde um capital de informações acerca do ensino superior pode se colocar como uma alavanca para alguns e âncora para outros. Buscou-se observar quais foram/são as dificuldades acadêmicas dos estudantes dos últimos períodos do curso de pedagogia e que estratégias foram/são utilizadas para a superação. Observou-se também se há relação entre os sentimentos e emoções que aparecem no percurso de permanência estudantil e a falta ou a cobertura oferecida pela instituição nas dimensões material e acadêmica.
Também se analisou que lugares aparecem nas narrativas como alicerces para aprender a ser estudante e adquirir habilidades cobradas, bem como fazer uma reflexão de possibilidades de atuação da UFRJ para contribuir para a permanência desses estudantes para além do auxílio material, pois, o sucesso do estudante é também o sucesso de qualquer instituição de ensino.
Palavras-chave: “Anthropological Blues”; Dimensão Acadêmica; Dimensão material; Permanência estudantil, Pedagogia; UFRJ.
Veja também