Democratização do ensino superior: uma análise dos concluintes do curso de pedagogia na UFRJ

por:

Jéssica Ribeiro Menezes Borges

Monografia apresentada à Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como requisito para a conclusão do curso de Pedagogia.

RESUMO

O Brasil é um Estado democrático. Esta identidade precisa ser refletida em todas as esferas sociais, inclusive no ensino superior. Neste trabalho é apresentado o debate sobre a importância de políticas de democratização no ensino superior brasileiro. Entende-se que os concluintes de um curso de graduação representam o grupo de pessoas que conseguem de fato
frequentar este espaço e cumprem os requisitos obrigatórios para alcançar o fim da graduação.
O presente trabalho tem como objeto de estudo os estudantes concluintes do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Rio de Janeiro ingressantes entre os anos de 2013 a 2019. Tem como propósito analisar as principais características em comum entre no grupo, e investigar quais podem ser as possíveis dificuldades enfrentadas pelos estudantes para chegar até o fim da graduação. Apesar da mudança nas políticas educacionais, busca-se entender o quanto a atual consciência social a respeito das políticas de democratização tem afetado a
estrutura da universidade para o recebimento de estudantes que pertencem a grupos sociais excluídos anteriormente das universidades. Portanto, avaliar o perfil dos concluintes está relacionado a entender a efetividade das políticas de democratização na rotina de um curso de graduação.

Palavras chave: Democracia; Concluintes; Perfil; Pedagogia; UFRJ.