Expansão, diversificação e estratificação do ensino superior: Uma análise dos cursos de Pedagogia no Brasil

por:

Manuela Grill Rodrigues

Projeto de pesquisa apresentado ao curso de pedagogia, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a ser utilizado como diretrizes para manufatura do Trabalho de Conclusão de Curso.

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo discutir as tendências de acesso ao ensino superior no mundo moderno, surgidas a partir do século XX, como a expansão e diversificação do sistema.
Além disso, através de uma revisão bibliográfica e de uma análise quantitativa produzida com dados do ENADE 2014, pretende-se analisar o fenômeno da estratificação horizontal no ensino superior e, mais especificamente, dos cursos de pedagogia do Brasil. Procurei, ao longo dos quatro capítulos, promover uma reflexão sobre até que ponto esta modernização, fruto das novas tendências de acesso ao ensino superior, significaria uma maior democratização do sistema. O que a Sociologia da Educação e, principalmente, as pesquisas empíricas no campo dos estudos sobre educação superior no Brasil apontam é que, diferentes categorias sociais têm aproveitado e se beneficiado de forma desigual do acesso, da oferta, da permanência e da conclusão dos cursos superiores.

Palavras-chave: Educação; Ensino Superior; Estratificação Horizontal.