Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Educação – PPGE/UFRJ, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
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Ruth Maria Moraes Oliveira Prado
Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Educação – PPGE/UFRJ, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
RESUMO
PRADO, Ruth M. M. O. Investigando trajetórias escolares na formação profissional técnica de nível médio: o caso do IFMA – campus Maracanã. Rio de Janeiro, 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017.
O objetivo deste trabalho é investigar as trajetórias escolares dos alunos do 1o ano do ensino médio integrado do Instituto Federal do Maranhão – IFMA – Campus São Luís/Maracanã.
Buscamos compreender como os cursos técnicos passam a fazer parte da trajetória desses estudantes, o que motivou essa escolha e como ela impacta em projetos de escolarização futuros. A perspectiva da dualidade na formação de nível médio no país se faz presente em nosso trabalho, na medida em que abordamos os principais debates acerca da educação profissional e sua articulação com o ensino médio. Nesse contexto, apresentamos a perspectiva da politecnia (SAVIANI, 1989), abordagem frequente na literatura que trata da educação de nível médio no Brasil, e considerações sobre a diversificação (SCHWARTZMAN, 2015; 2016) nesse nível de ensino, como um contraponto à formação unitária. Lançamos um olhar sobre os Institutos Federais como instituição que possui no bojo da sua concepção a proposta de formação unitária. A pesquisa foi realizada no IFMA-Campus São Luís/Maracanã, onde realizamos levantamento de dados dos alunos junto a Secretaria Escolar e através da aplicação de questionários. Também realizamos grupos focais em que mapeamos as principais motivações para o ingresso nos cursos técnicos e suas expectativas de futuro. Verificamos que o prestígio da instituição e benefícios que isso pode agregar se mostraram superiores ao fator
identificação com o curso no processo de escolha. Ao mapearmos as expectativas de futuro não confirmamos nossa hipótese inicial que estudantes matriculados em cursos técnicos integrados projetariam trajetórias escolares mais curtas em virtude da formação recebida, pois essa os direcionaria para um ingresso mais imediato para o mercado de trabalho, causando um efeito de terminalidade.
Palavras-chave: Ensino médio; Educação Profissional; Trajetórias; Instituto Federal; IFMA.
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